quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PROJETO
HORTA ESCOLAR COM ADUBO ORGÂNICO
I- OBJETIOS:
1- Refletir sobre Meio Ambiente para viabilizar ações concretas em favor do mesmo.
2- Produzir adubo orgânico para uso na Horta Escolar/ e ou familiar;
3- Utilizar a Horta Escolar como um espaço de aprendizagem sobre Meio Ambiente para que o aluno perceba a importância da horta para sua família e o consumo de produtos orgânicos.
4- Buscar alternativas diferentes para produção de hortaliças, como horta vertical com material reciclável, incentivando também a produção na residência dos alunos.

II- JUSTIFICATIVA:
Muitas vezes não sabemos o que fazer com as folhas das árvores, aparos de gramas...que recolhemos na escola ou em nossas residências. Nada mais resta do que enviar para o aterro sanitário (lixão), ou outro espaço destacado pela prefeitura para tal.
Contudo é possível fazer a produção de adubo orgânico com esse material, para ser usado na horta ou jardim da escola ou em nossas residências. Portanto estaremos produzindo adubo orgânico (compostagem: folhas gramas, esterco.... e adubo líquido: com restos de comida) na escola, para ser usado na horta escolar.
Além disso, queremos ampliar ações bem sucedidas de educação ambiental da escola para a família, provocando mudanças de atitude com as pessoas envolvidas.

III- COMO:
No contra-turno, com os alunos do 5º anos A e B produzir adubo orgânico (tanto de compostagem- folhas, grama, esterco... como do chorrume, produzido com restos de comida) para ser usado na horta escolar, ou familiar. Realizar atividades na horta da escola, tornando-a um espaço para aprendizagem sobre Meio Ambiente, produzindo hortaliças e ervas medicinais.
Num segundo momento também construir uma horta vertical, utilizando material reciclável, como garrafas pet e ripas descartadas nas madeireiras. (ver imagem em anexo).

IV- AVALIAÇÃO: avaliar o projeto junto com os alunos com o propósito de verificar o alcance dos objetivos.

V- CUSTOS: 2 pares de luvas, 2 regadores, sementes de hortaliças, 8 caibros para estrutura da horta vertical. Total:

VI- DURAÇÃO:
Inicio segundo semestre de 2011 e ano letivo de 2012

VII- PROFESSOR:
Lino Schaefer

VIII- ANEXO – IMAGENS DA HORTA VERTICAL:

PROJETOS 2012

PROJETO

LEITURA DIARIAMENTE

“O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA”

I- OBJETIVOS: Oportunizar diariamente 15 minutos de leitura aos alunos do 4ºB, 5ºA e 5ºB, para desenvolver o prazer pela leitura e informação;
2- Ampliar o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos de linguagem escrita, para construir uma história de aluno leitor.

II- JUSTIFICATIVA:
Está comprovado que alunos que ouvem, lêem, interagem e curtem histórias SEMPRE, TODOS OS DIAS, desde que entram na escola apresentam grande vantagem em relação aos que não fazem isso, ou fazem pouco.
A leitura é uma competência que é essencial ao longo de toda a vida estudantil e profissional de qualquer pessoa, e que, o quanto antes for trabalhada, mais frutos trará para os alunos nas diferentes matérias, pois não é só para a área de linguagem que ele necessita da leitura e sim em todas as áreas.
Considerando que a Escola Cecília Meireles quer oferecer uma educação de qualidade é imprescindível a realização deste projeto de leitura diária com os alunos.

III- COMO:
Diariamente no início da aula, realizar 15 minutos de leitura com os alunos do 4ºB, 5ºA e 5ºB. Oferecendo aos alunos diferentes tipos de textos: literatura infantil e infanto-juvenil, revistas, gibis, jornais...O aluno escolhe o material e realiza a leitura individual e em silêncio, podendo ocasionalmente compartilhar o texto lido após o tempo estipulado para a leitura.

IV- AVALIAÇÃO:
Durante a implantação fazer a avaliação do projeto, observando se os objetivos estão sendo alcançados. Observar também a reação dos alunos frente ao projeto para perceber se estão aprendendo o gosto pela leitura.

V- DURAÇÃO:
Ano letivo de 2012.

VI- PROFESSOR:
Lino Schaefer