segunda-feira, 25 de junho de 2012

TICS (3.3): PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA

PROJETO


LEITURA DIARIAMENTE



“O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA”



I- OBJETIVOS:

1- Oportunizar diariamente 15 minutos de leitura aos alunos do 4º e 5º anos, para desenvolver o prazer pela leitura e informação;

2- Ampliar o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos de linguagem escrita ou pictográfica, para construir uma história de aluno leitor.



II- JUSTIFICATIVA:

Está comprovado que alunos que ouvem, lêem, interagem e curtem histórias SEMPRE, TODOS OS DIAS, desde que entram na escola apresentam grande vantagem em relação aos que não fazem isso, ou fazem pouco.

A leitura é uma competência que é essencial ao longo de toda a vida estudantil e profissional de qualquer pessoa, e que, o quanto antes for trabalhada, mais frutos trará para os alunos nas diferentes matérias, pois não é só para a área de linguagem que ele necessita da leitura e sim em todas as áreas.

Considerando que a Escola Cecília Meireles quer oferecer uma educação de qualidade é imprescindível a realização deste projeto de leitura diária com os alunos.



III- COMO:

Diariamente no início da aula, realizar 15 minutos de leitura com os alunos do 4º e 5º anos. Oferecendo aos alunos diferentes tipos de textos: literatura infantil e infanto-juvenil, revistas, gibis, jornais, no laboratório de informática, vídeos...O aluno escolhe o material e realiza a leitura individual e em silêncio, podendo ocasionalmente compartilhar o texto lido após o tempo estipulado para a leitura.

Também durante a implantação do projeto usar som com música de fundo, para facilitar a concentração dos alunos na atividade da leitura.



IV- AVALIAÇÃO:

Durante a implantação fazer a avaliação do projeto, observando se os objetivos estão sendo alcançados. Observar também a reação dos alunos frente ao projeto para perceber se estão aprendendo o gosto pela leitura.



V- DURAÇÃO:

Ano letivo.



VI- PROFESSOR:

Lino Schaefer

Nenhum comentário:

Postar um comentário