3.4 DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
“O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA”
Esse projeto estou trabalhando com os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Cecília Meireles- Água Boa- MT.
Desde o início do ano letivo fazemos diariamente 15 minutos de leitura individual e em silêncio sempre no início das aulas. Quando iniciamos o projeto alguns alunos tinha dificuldade de concentração e também não tinham o habito da leitura.
Cada aluno recebe seu livro, revista, jornal... (identificado por um marca texto construído pelo próprio aluno) e depois de ter lido todo (ou parte) pode optar por outro disponível na própria sala de aula (colocado pelo professor em cima de mesinha escolar).
Além do incentivo do professor sobre a importância da leitura, os alunos também fizeram uma pesquisa na internet sobre a importância da leitura, para melhor compreensão dos objetivos deste projeto. Também no início e em algumas outras oportunidades foi usada uma música suave (de fundo) para melhor concentração dos alunos.
As tecnologias e mídias usadas foram: livros de literatura, outros livros, revistas, jornais, máquina fotográfica, laboratório de informática, aparelho de som, CD.
Hoje os alunos já adquiriram o hábito e o prazer da leitura, tanto é que alguns solicitaram o aumento do tempo desta leitura diária. Está confirmado: o prazer da leitura se ensina e, a escola precisa oferecer: o material, o tempo e o espaço para que o aluno adquire este gosto pela leitura.
VEJA AS FOTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário