terça-feira, 7 de agosto de 2012

4.3 – EXPERIÊNCIA DE USO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO




É interessante a seguinte reflexão: “é preciso transformar a escola num local de produção de mídias”. Uma cosia é usufruir da mídia que existe e que vem para a escola e, outra coisa é, nós como professores fazer a produção de mídia. Afinal, já sabemos o poder da mídia. Então, além de aprender a lidar com toda a mídia existente, também somos desafiados a produzir em sala de aula a mídia.

A escola onde trabalho, também tem muita mídia: computadores, máquina fotográfica, jornais, revistas, gibis, acesso a internet... Foi isso que Silvio da Costa Pereira também observou nas escolas de Florianópolis. Mas não estamos usando de forma produtiva essas mídias, da mesma forma como observado no relato de Silvio.

Em minha sala de aula, estou desenvolvendo um projeto de leitura, com uso de revistas, gibis, jornais, livros de literatura... e um aparelho de som para músicas que ajudam na concentração dos leitores. Assim, todos os dias, fazemos 15 minutos de leitura em silêncio com músicas que ajudam na concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário